COMO FUNCIONA O BITCOIN

Saiba como funciona o Bitcoin (BTC). A principal e a primeira criptomoeda ou moeda virtual criada e transacionada.

O Bitcoin é basicamente um arquivo digital que existe online e funciona como uma moeda alternativa. Ele não é impresso por governos ou bancos tradicionais, mas criado por um processo computacional complexo conhecido como "mining" (mineração).

Todas as moedas e todas as transações feitas com elas ficam registradas em um índice global –conhecido como "blockchain", uma espécie de banco de dados descentralizado que usa criptografia para registrar as transações.

Neste artigo, explicaremos como funciona o mercado Bitcoin, o que está acontecendo com ele e quais os pontos de atenção nesse mercado.

O Bitcoin

Apesar da popularidade que essa moeda vem ganhando, este ainda é um mercado novo e, por isso, é preciso ficar atento. O objetivo principal da moeda Bitcoin é facilitar as transações realizadas na internet. Mas, como investimento, essa é uma alternativa de risco.

O Bitcoin

Bitcoin é um dinheiro igual o Real, Dólar e o Euro. A diferença é que o ele é inteiramente digital, ou seja, ele existe apenas na internet. Por ser digital, ele é perfeito para transações online, porque ele é anônimo, rápido, barato e seguro.

Ou seja, é uma moeda digital, que permite o envio e recebimento de valores sem limitações territoriais e de quantidade, sem precisar passar por terceiros como bancos, paypal ou operadoras de cartão de crédito. É a moeda da internet.

Funcionamento do BTC

Como falamos, Bitcoins são moedas digitais, o que quer dizer que elas não existem fisicamente.

A blockchain é um livro de registro de contabilidade público compartilhado no qual toda a rede Bitcoin confia. Todas transações confirmadas são incluídas na cadeia de blocos. Desta forma, as carteiras de Bitcoin podem calcular seu saldo disponível e novas transações podem ser verificadas para que se possa usar bitcoins que são realmente de propriedade de quem está gastando. A integridade e ordem cronológica da cadeia de blocos são protegidas por criptografia.

Blockchain

É isso mesmo! Você não irá comprar uma moeda e guardá-la na carteira ou no bolso. Ao invés disso, ela ficará guardada em uma carteira virtual, instalada em seu computador ou celular.

Uma transação é uma transferência de valor entre carteiras Bitcoin que é incluída na block chain. Carteiras Bitcoin mantém uma informação secreta chamada chave privada ou semente, que é usada para assinar transações, fornecendo uma prova matemática provando que elas vieram do dono da carteira.

A assinatura também previne que a transação seja alterada por qualquer um depois de emitida. Todas as transações são divulgadas entre os usuários e normalmente começam a ser confirmadas pela rede nos próximos 10 minutos, através de um processo chamado mineração.

Entenda o Bitcoin como um arquivo online no seu computador, e que funcione como dinheiro na internet. Todas as moedas desse dinheiro e todas as negociações feitas com ele são registrados, através da criptografia, em uma espécie de banco de dados mundial, chamado Blockchain.

Para utilizar suas moedas, será gerado um código, que também pode ser entendido como uma assinatura digital. Esse código será verificado pelo que chamamos de minerador, e a transação será aprovada dentro de alguns minutos. Então, ela será incorporada no Blockchain.

O Blockchain é a comprovação de que a transação foi realizada. É a tecnologia base das criptomoedas, que permite que uma transação financeira aconteça, de forma confiável e segura, sem o intermédio de uma instituição.

Quem Criou o Bitcoin?

A verdadeira identidade do seu criador ainda é desconhecida, o que é fascinante. O que sabemos é que ele foi criado por uma pessoa que utiliza o pseudônimo de Satoshi Nakamoto.

Satoshi Nakamoto

Satoshi Nakamoto é o pseudônimo utilizado pela pessoa ou pessoas que criaram a moeda virtual bitcoin. Há diversas teorias a respeito de quem poderia estar por trás da verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto, mas por enquanto são apenas especulações.

Como Conseguir Bitcoins

Agora que você já sabe o que é Bitcoin, provavelmente está se perguntando: o que se ganha sendo minerador da moeda? Bitcoins, claro. Pela fabricação de moedas, os mineradores recebem criptomoedas em troca. Apesar disso, a mineração não é a única forma de adquirir Bitcoins. É possível comprar a criptomoeda em corretoras ou vendendo produtos/serviços em sua troca.

Os Bitcoins ficam armazenados em uma carteira virtual, gerada ao usuário no momento de seu cadastro no sistema. Para isso, é emitido ao usuário um endereço com letras e números que deverá ser utilizado para a efetivação das transações.

O Futuro do Bitcoin

A popularidade do Bitcoin tem aberto espaço para o mercado comum. Hoje já é possível encontrar empresas que aceitam a criptomoeda como forma de pagamento. É verdade que atualmente o número de estabelecimentos comerciais que trabalham com moeda virtual ainda é pequeno, mas a tendência é que haja aumento considerável nos próximos anos. Prova disso é que alguns países já estão procurando meios para regulamentar a moeda.

Conteúdo de Qualidade no Free Bitcoin